Município segue com reparos causados pelas fortes chuvas

As fortes chuvas que caíram sobre toda região, especialmente na última semana, causaram grandes transtornos, tanto no perímetro urbano quanto rural de Cunha Porã. Somente entre os dias 24 e 27 de junho as precipitações pluviométricas registraram 345 milímetros, o que levou o município a decretar situação de emergência, conforme documento nº 069/2014, que trata de situação de emergência nas áreas do município de Cunha Porã afetadas por enxurrada.

Entre os principais estragos esteve a danificação de três pontes e dez bueiros que comprometeram a trafegabilidade das estradas vicinais com isolamento de algumas comunidades e acesso a propriedades, além de elevado prejuízo na produção agrícola, principalmente no setor leiteiro, avícola, suínos e grão. As chuvas também deixaram 27 pessoas desalojadas.

Em razão dos estragos, as equipes das secretarias de Agricultura, Obras e Infraestrutura estão empenhadas na recuperação e reparos, especialmente nas estradas que interligam as comunidades.

Conforme o prefeito Jairo Ebeling, os trabalhos estão concentrados na construção de uma nova ponte na Linha Vera Cruz, além das outras duas que estão sendo estudadas para providenciar a recuperação. “Com relação às tubulações também estamos avaliando e fazendo a manutenção das estradas, que tem sido nossa maior preocupação, já que muitas delas estão danificadas”, esclarece o prefeito.

Ebeling ainda destaca que as famílias desalojadas e que tiveram suas casas interditadas foram acolhidas pela Secretaria de Assistência Social e estão tendo todo subsídio necessário. Além disso, o governo municipal vem mantendo contato constante com a Defesa Civil que está analisando a situação do município.