Professores da rede municipal participam de capacitação

De 7 e 9 de julho os professores de pré-escola e ensino fundamental da rede municipal de Cunha Porã estão participando de formação continuada, a fim de buscar o aperfeiçoamento para as atividades diárias em sala de aula. Os encontros ocorrem no salão nobre da prefeitura o dia todo, e contam com a coordenação da profissional Elaine Schuck Rambo, da empresa ExclusivAção Assessoria e Consultoria Empresarial e Educacional.

Na segunda-feira (7), o encontro contou com oficina que tratou sobre “A arte de ser professor! Como encantar, surpreender e ensinar”. Entre os temas abordados esteve o perfil do professor de hoje; vestimentas e postura/ética profissional; trabalho individual e coletivo nas escolas; hierarquia; linguagem oral do professor; responsabilidade ao planejar, mediar e avaliar. Além da otimização do tempo; metodologias de ensino diferenciadas; tempos pedagógicos; habilidades, competência e metas e família x escola. Também houve momento de dinâmica e reflexão.

Para a terça-feira (8), a programação incluiu a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) da rede de ensino, com debates sobre a revisão da grade curricular para cada nível de ensino; proposta de elaboração e fundamentos teóricos do PPP; seleção dos teóricos que darão suporte a proposta. Assim como alinhamento de planejamento, mediação e avaliação da rede de ensino; elaboração de temas por nível de ensino para escrita da fundamentação teórica; orientações e combinações; explicações para elaboração dos planos de estudo/ensino e início dos trabalhos de pesquisa. Já na quarta-feira (9), os profissionais estarão reunidos em seus respectivos estabelecimentos de ensino, onde farão o planejamento do próximo semestre.

Conforme a secretária de Educação Crisane Frey, estas capacitações são ofertadas todos os anos aos profissionais durante o recesso escolar, e tem o objetivo de renovar o conhecimento a ser aplicado nos educandários com os alunos. “Temos notado uma grande aceitabilidade por parte dos professores, e isso leva em conta que a proposta pedagógica a cada ano deve ser atualizada, por isso que essas capacitações são essenciais”, destaca.

Ainda de acordo com a gestora, cerca de 60 profissionais estão participando do curso. “É importante que todos os professores da rede municipal de ensino participem, porque o objetivo é melhorar sempre, além disso, temos que ter em vista a nossa grande responsabilidade com o ensino/aprendizado de nossas crianças”, enaltece Crisane.