Plano de gestão de resíduos sólidos é debatido em reunião

No decorrer da tarde de quarta-feira (9), estiveram reunidos no salão nobre da prefeitura de Cunha Porã os secretários, agentes comunitárias de saúde, Vigilância Sanitária, agente de Endemias, representantes de cooperativas de crédito, sindicato, professores, vereadores e Epagri para deliberar sobre o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) – uma ação que compreende a Associação dos Municípios do Entre-Rios (Amerios) em parceria com a empresa Alto Uruguai Soluções Ambientais e o Estado de Santa Catarina.

A proposta do encontro era debater a problemática do lixo no município e apontar soluções que possam ser aplicadas de forma eficiente e com responsabilidade social. O encontro foi coordenado pela assistente social Ediane Biasi e o engenheiro ambiental Maycon Pedott – ambos representantes da empresa Alto Uruguai Soluções Ambientais.

Para o debate os participantes foram divididos tendo como base os seis eixos que norteiam o Plano, sendo eles: lixo doméstico; coleta de lixo; educação ambiental; limpeza pública; lixo da construção civil e lixo da logística reversa (pneus, lâmpadas, pilhas, embalagens de agrotóxicos, entre outras). Com base nesses temas os grupos apontaram as potencialidades, demandas e deficiências com foco para o município de Cunha Porã. Também teve apresentação ao coletivo das propostas abordadas em cada grupo.

Outro item apresentado durante o encontro foi com relação ao desenvolvimento do PMGIRS, que é feito em etapas, sendo esta a segunda que tem como meta a sistematização de dados com a colaboração da população por meio do diagnóstico participativo. Ediane e Pedott falaram ainda sobre o portal do Plano, que dispõe de diversas informações pertinentes aos municípios que integram a Amerios e que fazem parte do projeto, cujos interessados podem acessar por meio do endereço: www.pmgirsamerios.com.br.