Curso de “Cuidares de Idosos” é realizado em Cunha Porã

Nos dias 18, 19 e 20 de dezembro, ocorreu o curso e treinamento para preparação dos servidores municipais nas atividades específicas relacionadas à proteção e cuidados com idosos, “Cuidadores de Idosos”. O evento ocorreu em três etapas, realizadas no Salão Nobre da prefeitura municipal de Cunha Porã.

No primeiro dia de curso o professor      Eliston Panzenhagenm falou sobre “Envelhecimento: Aspectos Sociais”. Logo em seguida a Assistente Social do município, Marci Weber, explicitou sobre o panorama atual de Idosos no município e os trabalhos que vem sendo desenvolvidos neste sentido.

Já no segundo dia de treinamento o Bombeiro Millitar, Fernando Ribeiro Miranda, tratou sobre os temas de: primeiros socorros de pessoas idosas, paradas cardiorrespiratórias, prevenção de quedas, emergências clínicas, como AVE (antigo AVC), IAM (Infartos Agudo do Miocárdio), crises convulsivas, crises hipoglicemicas, crises hiperglicemicas, patologias estas que são frequentes em casos de pessoas idosas. Além de tratar sobre os benefícios de atividades físicas moderadas pela pessoa idosa.

Já no ultimo dia de curso o Delegado de Polícia de Cunha Porã, Daniel Sá Fortes Regis, abordou sobre a: Violência contra o idoso, Estatuto do idoso, Estatísticas nacionais, regionais, locais de violência contra o idoso e modalidades e mecanismos de defesa do idoso.

Na sequencia a psicóloga Taís Bonetti, falou sobre diversos assuntos como: sexualidade no idoso, estímulos na velhice, alterações de memória, depressão e demência e alterações na comunicação com os idosos. O evento foi encerrado com a presença de Lucia Krieser – Diretora de Saúde do município que representou no ato o Prefeito municipal Jairo Ebeling e o Secretário da Saúde Alexandre Fagundes e aproveitou o momento para reiterar a importância de cursos e treinamentos na área, uma vez que o município tem um público considerável na fase da velhice, que merecem toda atenção carinho, cuidado e dedicação dos vários setores da administração municipal.

O Professor Eliston Panzenhagen ainda aproveitou o momento para reforçar a mensagem dizendo que os Agentes Comunitários da Saúde, representam para todo este público uma importante possibilidade de participação e cidadania, através destes profissionais é possível realizar esclarecimentos, encaminhamentos, atendimentos específicos em cada caso. O agente de saúde, desta forma, se constitui como um importante multiplicador de cidadania. O curso foi realizado pela empresa Philos: Assessoria, Formação e Informação e obteve uma avaliação muito positiva por todos os participantes.