Secretaria da Saúde organiza mobilização contra Hepatites Virais

De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil, entre os anos 1999 a 2011, foram notificados e confirmados 120.343 casos de hepatite B, sendo que 31,6% na região Sul, e 82.041 casos de Hepatite C, sendo 22,3% da região Sul. Em Santa Catarina de 1994 a 2013 foram notificados 13.406 casos de hepatite B e 10.887 casos de hepatite C.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica de Cunha Porã, no município foram notificados e confirmados 144 casos, entre os anos de 1994 a junho de 2014, ou seja, um percentual de 1,35% da população é portador da Hepatite B.

O vírus da Hepatite B é transmitido através do sangue, na saliva, no sêmen e nas secreções vaginais da pessoa infectada. A transmissão pode ocorrer de mãe para o feto na gravidez, durante e após o parto; através de pequenos ferimentos na pele e nas mucosas; pelo uso de drogas injetáveis e por transfusões de sangue (raro).
As relações sexuais constituem outra via importante de transmissão da Hepatite B, considerada uma doença sexualmente transmissível (DST), porque o vírus atinge concentrações altas nas secreções sexuais.

A prevenção da Hepatite B é feita com a aplicação de três doses da vacina, nas faixas etárias de zero a 49 anos, presente no calendário vacinal desde 1994. Outra medida é o uso do preservativo, disponível nas unidades de saúde. Atualmente acredita-se que a maioria dos nascidos desde 1984 até a data atual, estejam imunizados. Pois no ano da introdução desta vacina, em 1994, abrangeu a faixa etária dos menores de 10 anos, desde então permanecendo no calendário da rede pública dos municípios.

A Secretaria da Saúde de Cunha Porã, reforça o convite para a Mobilização contra as Hepatites Virais no município, com as seguintes atividades:

• Dia 23 de julho, quarta-feira, no Informativo da Prefeitura, veiculado pela Rádio Iracema AM, às 11h45:
    • participação de médico e enfermeira, falando sobre Hepatites Virais. Doença de grande incidência na região;

• Dia 26 de julho, Dia D para vacinar:
    •  pessoas de zero a 49 anos, que ainda não são vacinadas contra Hepatite;
    •  grupos específicos: gestantes, doadores de sangue, manicures e pedicures, profissionais do sexo, militares, profissionais da saúde, caminhoneiros, usuários de drogas, pessoas que fazem sexo com pessoas do mesmo sexo, coletores de lixo e tatuadores. O local será na Sala de Vacina de Cunha Porã, próximo à prefeitura municipal, entre o horário das 8h às 17h, sendo necessário levar o cartão ou caderneta de vacina.

• Nos dias 28 de julho a 01 de agosto:
    • período de intensificação com esclarecimentos, orientação e encaminhamentos referente as Hepatites Virais;
    • Vacina da Hepatite B disponível para pessoas de zero a 49 anos e grupos específicos. Na Sala de Vacina do município, entre os horários das 7h às 17h;
    • entrega de preservativos.

• Após esta data a mobilização permanecerá disponível para o público interessado:
    • vacina contra a Hepatite B na Sala de Vacina;
    • orientação, encaminhamentos e preservativos, nas Unidades de Saúde.