OS CINCO SENTIDOS

Estimular os cinco sentidos na Educação Infantil é importante para o desenvolvimento da criança, principalmente nos primeiros anos de vida, nos quais há a chamada plasticidade neural, capacidade do sistema nervoso de reorganizar e modificar as suas funções como reação à diversidade do meio. Experiências que brinquem com a visão, a audição, o olfato, o tato e o paladar, ajudam a criar uma bagagem sensorial importantíssima para as crianças. Da mesma forma, estas atividades também têm o importante papel de fazer com que a criança perca o medo ou a aversão a determinadas sensações.

Os cinco sentidos são fundamentais para a descoberta do mundo e, quanto mais forem estimulados, mais a criança aprende sobre o mundo e sobre si mesma. Não podemos nos esquecer que estas experiências, brincadeiras e situações, devem ser sempre proporcionadas num ambiente adequado, dando as crianças o devido tempo de exploração e principalmente que sejam prazerosos e interessantes, estimulando a concentração dos pequenos e o envolvimento na atividade.

Nessa perspectiva, as professoras Cleidir Monica Lazzarotto, Fabiane Huf, Daiana Carla Trentin, Natali Waechter e Carolina Dumke que atuam na educação infantil, realizaram as seguintes atividades:

– Caixa sensorial – Experiências das cores, cheiros e gostos (gelatina e condimentos)- Texturas – Telefone sem fio – Gata cega- Binóculos – Lupa

As professoras de língua inglesa também estão realizando atividades relacionadas ao assunto e comentam que o ensino do inglês, quando inserido logo na infância traz muitos benefícios para o desenvolvimento das crianças, especialmente se ensinado de uma forma lúdica e divertida.