PALESTRA “A VIDA É UM SHOW” ANIMOU E ALEGROU A POPULAÇÃO CUNHA-PORENSE DE TODAS AS IDADES

Na noite da quarta-feira (09) a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Administração Municipal de Cunha Porã e demais secretarias, realizou um evento em apoio aos homens e mulheres, pelo outubro Rosa e novembro Azul, meses em que é efetuado um trabalho nacional de combate e prevenção ao câncer de mama, do colo de útero, testicular e de próstata.

Na oportunidade, o Vice-prefeito de Cunha Porã, Rafão Böer se pronunciou, citando a importância dos exames preventivos tanto para homens, quanto para mulheres, e alertou sobre os perigos de qualquer câncer se descoberto muito tarde. Ainda, o Vice-prefeito homenageou todos os profissionais da saúde do Município pelo empenho na promoção do evento e sobretudo, pelo trabalho desenvolvido em prol da comunidade.

Na abertura do evento, também teve sua fala registrada o Secretário de Saúde Clóvis Wenzel, que explicou sobre a importância da Secretaria de Saúde para a comunidade, estendeu sua homenagem a todos os envolvidos na organização da palestra e parabenizou as (os) agentes de saúde por terem se empenhado em convidar os munícipes para assistir a palestra.

O secretário de saúde explanou ainda, sobre alguns números que são amostra do quando a secretaria de Saúde é importante, bem como todos os seus colaboradores, citando as milhares de viagens mensais que os veículos da saúde fazem para transportar a população que necessita de atendimento com especialistas em outros municípios, e sobre os milhares de atendimentos feitos aqui mesmo no nosso Município todos os meses.

Antes de iniciar a palestra, ainda foi convidada para uma conversa com a população presente, a Assessora em Saúde, Marli Agostini, que por sua vez, expôs sobre a facilidade em solicitar seu exame do Citopatológico e Preventivo na Secretaria de Saúde ou na Rede Feminina que são gratuitos, mas que cabe à população o interesse em fazê-los: Mulheres de 25 À 64 anos de idade há cada 3 anos, e homens acima de 50 anos de idade uma vez por ano. Marli comentou ainda sobre o medo que alguns homens tem de fazer o exame de próstata, devido ao preconceito que já vem de muitos anos e que permanece entre os homens, mas explicou que o exame de próstata é simples e fácil, feito através de amostra de sangue.

Marli alertou ainda, para que qualquer nódulo, bolinha, volume ou anomalia que for encontrada em seu corpo, especialmente no seio, ou qualquer incômodo persistente fora do normal, seja considerado preocupante, pois mesmo realizando os exames preventivos – em poucos casos, mas não descartados – o câncer pode acometer qualquer pessoa.

A abertura da noite contou com uma apresentação pra lá de encantadora e empolgante, com música tocada ao vivo no Saxofone, pelo professor de música da casa da cultura Vanderlei Gonçalves e sua aluna Roberta Maas, que encantaram a população interpretando o sucesso de Tina Turner, The Best. Seguindo o evento foi a vez do Palestrante Fábio Fiel, de Encantado/RS, que mostrou em um show de animação e entusiasmo para todas as idades, que não importa se você tem o corpo velho ou novo, mas que tem que sentir-se vivo e viver intensamente, e que você é capaz de fazer tudo oque acredita ser capaz.

Fonte/Fotos: ASCOM – Prefeitura