Projeto Escudo Verde Contra a Dengue

O projeto, que é da Prefeitura de Cunha Porã com o apoio total da Administração Municipal e por iniciativa da Secretaria da Agricultura e o apoio das Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e da Epagri, vem alcançando sucesso junto a toda a sociedade.

Com o objetivo de levar todos à reflexão sobre a importância no combate ao mosquito da dengue, Aedes aegypti, sobre o nosso papel enquanto cidadãos frente à problemática da epidemia desta doença e dar uma alternativa sustentável, natural e barata para o combate ao vetor, que é a distribuição de mudas de citronela, um repelente natural, foram ministradas diversas palestras junto a entidades e escolas. Todo este trabalho vem acompanhado de explicações sobre os cuidados que devemos ter em nossas residências, nas ruas e nas praças evitando que lixos sejam descartados no meio ambiente causando acúmulo de água e, consequentemente, dando condições para a proliferação da espécie Aedes aegypti.

Este trabalho é levado a toda a população por meio de uma equipe: a responsável pela Sala de Situação ligada à Secretaria de Saúde, Angela Rieger kölln, a Agente Administrativa e Biomédica, Thaisy Moraes, o Secretário de Agricultura, Vilson Kempfer, além do Departamento de Cultura através do Grupo de Teatro dirigido pelo Professor Uesley Fernando Mohr, que é coordenado pelo diretor Márcio Koch (Koka).

As atividades realizadas nas escolas contemplam o Programa Saúde na Escola e o Projeto Educar para Combater o Aedes aegypti. Na visita aos locais, o Projeto Escudo Verde Contra a Dengue é apresentado por meio de palestras e orientações, além de haver a apresentação da peça teatral voltada à temática.

Já foram entregues mais de 3300 mudas de citronela a entidades, a escolas e à população em geral.