PROJETO PLANTAS É REALIZADO NO CEI PEQUENOS BRILHANTES

No mês de novembro foi desenvolvido o Projeto Plantas no Centro de Educação Infantil Pequenos Brilhantes com a turma do maternal III da Professora Taiane Bender e a Professora Salete Huf. Tudo começou a partir da contação de história “JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO”, apresentado na lata que conversamos sobre o assunto com o objetivo de estimular a curiosidade através de questionamentos sobre a germinação de sementes.

  Desta forma lúdica as crianças despertaram a curiosidade de como uma planta nasce e quais os cuidados necessários para que esta planta se desenvolva. Com o andar do projeto mais e mais perguntas foram surgindo e mais vivências foram sendo oportunizadas. Foram lidas histórias, realizados passeios, plantio de sementes de feijão e mudas de alface que no momento estão tendo os cuidados necessários, acompanhando o crescimento para que, depois de crescida, as crianças possam levar para casa, para degustar com a família a salada que elas compraram, plantaram e cuidaram com muito amor, despertando assim a vontade de comer saladas.

Segundo a professora Taiane, eles gostaram muito de mexer na terra, encher o seu potinho e colocar a sua mudinha, os olhos deles brilhavam de alegria, e isso é importante para o desenvolvimento e aprendizagem da criança.

Ajudar a plantar ou a regar as plantas na horta, são atividades físicas que ajudam no desenvolvimento motor infantil, de maneira a otimizar a movimentação e o equilíbrio e deixando as suas ações mais precisas, contribuindo com o melhoramento do desenvolvimento cognitivo e sensório-olfativo, uma vez que as crianças recebem novos conhecimentos sobre a natureza, tocando, visualizando, participando e comendo aquilo que plantam.

“Nestas vivências oportunizadas às crianças poderíamos citar uma enorme lista de objetivos, o principal, é que as crianças puderam explorar, observar, manipular, experimentando e fazendo descobertas”, comenta a Coordenadora Andréa Fischer.

Fonte/Fotos: CEI Pequenos Brilhantes